Pages

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Abaporu____Contemporâneo

UNIPLAC – UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE

Disciplina: Arte Contemporânea
Acadêmico: Jorge Luís Kuntze



Este trabalho começou a ser idealizado quando vi pela primeira vez a abertura da nova novela da rede GLOBO “Passione”, na qual os produtores usaram como referência a obra do artista plástico brasileiro contemporâneo Vik Muniz que utiliza os materiais mais inusitados para concretizar suas ideias ele foi capaz de olhar essas coisas cotidianas e, com elas, recriar possibilidades de apresentar e perceber o mundo, usando matérias como chocolate, comida, sucata, diamantes, gel de cabelo, brinquedos, pigmento, poeira, esses materiais assumem formas variadas e surpreendentes que são posteriormente fotografadas e ampliadas. Numa revisão constante da história da arte, Muniz toma como referência imagética obras de importantes artistas de diferentes épocas, de Albert Dürer e Claude Monet, Gerhard Richter, Leonardo da Vinci e Andy Warhol, entre outros. Mais recentemente ele tem criado obras em maior escala, tais como imagens esculpidas na terra ou feitas de enormes pilhas de lixo.
Creio que toda forma de representação artística do passado e contemporânea é de uma forma intencional ou não a absorção de influências já concretizadas em alguma produção. A obra Muniz é um exemplo disso.
Para realizar meu trabalho artístico escolhi a obra de Tarsila do Amaral “Abaporu” o quadro mais importante já produzido no Brasil que Tarsila pintou para dar de presente para o escritor Oswald de Andrade, seu marido na época. Quando ele viu a tela, assustou-se e chamou seu amigo, o também escritor Raul Bopp. Ficaram olhando aquela figura estranha e acharam que ela representava algo de excepcional. Tarsila lembrou-se então de seu dicionário tupi-guarani e batizaram o quadro como Abaporu (o homem que come). Foi aí que Oswald escreveu o Manifesto Antropófago e criaram o Movimento Antropofágico, com a intenção de "deglutir" a cultura europeia e transformá-la em algo bem brasileiro. Este Movimento, apesar de radical, foi muito importante para a arte brasileira e significou uma síntese do Movimento Modernista brasileiro, que queria modernizar a nossa cultura, mas de um modo bem brasileiro.
Pensei em muitas formas para produzir este trabalho artístico até que surgiu a ideia de usar recortes de imagens de revistas um material barato e acessível, pretendo ampliar a imagem da obra “Abaporu” em duas folhas de cartolina e então colar sobre o desenho as imagens recortadas com as respectivas cores da obra formando a imagem. Após concluir as colagens e formação da imagem pretendo filmar detalhadamente cada fragmento de imagens utilizadas e após isso finalizar o trabalho filmando a produção como um todo fazendo referência à abertura da novela.


Sites consultados:

http://www.fortesvilaca.com.br/artista/vik-muniz/
http://www.tarsiladoamaral.com.br/

Obras de Vik Muniz:


Para ver mais obras acesse:www.fortesvilaca.com.br


Obra gigante com lixo, 2007



Mona Lisa com geleia e pasta de amendoim, 1999


Processo de produção do trabalho....


Trabalho concluído....

Abaporu, 88X66, colagem sobre cartolina.

Vídeo do trabalho concluído...




1 comentários:

Unknown disse...

Parabéns Jorge! Você está demonstrando um grande empenho na compreensão das questões que envolvem a arte contemporânea. Está superando-se visivelmente e explorando novas técnicas com muito sucesso! Parab;ens , repito.Continue!

Postar um comentário