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sexta-feira, 7 de maio de 2010

O SEMPRE EU......

UNIPLAC – UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE

Acadêmico: Jorge Luís Kuntze
Disciplina: Arte Contemporânea

Título: O SEMPRE EU....

Técnica: Interferência digital
Titulo: Ninguém sabe mais de mim, do que eu mesmo



Utilizando uma fotografia digital minha, e com o programa “Abode Photoshop”, criei meu autorretrato digital mesmo não sabendo utilizar a imensidade de ferramentas do programa, clicando muitas vezes por fim gostei do resultado não em apenas uma foto, mas do resultado obtido em 6 fotos iguais. Por ser difícil escolher qual me agradava mais resolvi colocá-las lado a lado, como na obra de do artista "Pop" Andy Warhol, com sua repetição de imagens banais e crença na fama instantânea e passageira que todo homem pode vir a ter. Então passei a refletir sobre uma matéria que li sobre “A Síndrome da Fama”, essa síndrome que é típica deste século é uma busca desenfreada pela “Fama” que faz com que muitos jovens deixem de acreditar nos estudos, no empreendedorismo e em outros meios de conquistar vitórias em suas vidas. A insatisfação dos jovens brasileiros com o próprio corpo e com a sua condição social, faz com que haja a procura por uma posição de destaque, de superioridade ou de onipotência. Essa nova filosofia de vida, de insatisfação pessoal permanente, como se algo quase que inalcançável faltasse, priorizando-se o “eu”, é utilizada como mecanismo eficiente pela TV brasileira para venda de seus produtos, resultando na formação de uma nova juventude, onde a prioridade é a conquista da fama, do sucesso e dinheiro, consequentemente de uma suposta felicidade ditada pela mídia. É uma síndrome que parece ter sido prevista pelos artistas da "Pop Art", movimento artístico que surgiu na década de 1950, onde os artistas deste movimento buscaram inspiração na cultura de massas para criar suas obras de arte, aproximando-se e, ao mesmo tempo, criticando de forma irônica a vida cotidiana materialista e consumista. Latas de refrigerante, embalagens de alimentos, histórias em quadrinhos, bandeiras, panfletos de propagandas e outros objetos serviram de base para a criação artística deste período. Os artistas trabalhavam com cores vivas e modificavam o formato destes objetos. A técnica de repetir várias vezes um mesmo objeto, com cores diferentes e a colagem foram muito uttilizadas.
Com esta reflexão me surgiu a idéia de então fazer uma critica social a estes jovens e aos pais de adolescentes que na maioria das vezes não estabelem diálogos em casa sobre assuntos tão importantes que modificam e abalam para sempre suas vidas, nestes trabalhos usei as características da “Pop Art”, com interferência digital com o programa “Abode Photoshop”.




Técnica: Interferência digital
Título: Anorexia



"A anorexia é um distúrbio de origem psicológica que faz com que a pessoa pare de comer. Afeta principalmente adolescentes entre 13 e 19 anos, ansiosas por exibir um corpinho de modelo". (Revista Veja-2002)


Técnica: Interferência digital
Titulo: Gravidez na adolescência

"Por ano, nasce 1 milhão de bebês de mães solteiras adolescentes no Brasil"(Revista Veja-2003)



Técnica: Interferência digital

Título: Drogas



"Sabe qual é a probabilidade hoje de um adolescente ter algum tipo de contato com o mundo das drogas? Cem por cento. Quarenta e dois por cento deles já viram alguém sob o efeito de substâncias proibidas". (Revista Veja-2001)

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