Pages

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Trabalho III


STOP MOTION

1. O QUE É?

Stop Motion (que poderia ser traduzido como “movimento parado”) é uma técnica que utiliza a disposição sequencial de fotografias diferentes de um mesmo objeto inanimado para simular o seu movimento. Estas fotografias são chamadas de quadros e normalmente são tiradas de um mesmo ponto, com o objeto sofrendo uma leve mudança de lugar, afinal é isso que dá a ideia de movimento.

Cientificamente falando, o Stop Motion só é compreendido como movimentação pelo fenômeno da Persistência Retiniana. Ele provoca a ilusão no cérebro humano de que algo se move continuamente quando existem mais de 12 quadros por segundo. Na verdade, o movimento desta técnica cinematográfica nada mais é que uma ilusão de ótica.


2. DESTAQUE UM OU DOIS ARTISTAS COM SUAS DEVIDAS OBRAS.


Raphael Sonsino


http://www.sonsino.com.br/


3. PROJETOS DE STOP MOTION.

O QUARTO DE VAN GOGH



Este Stop Motion foi realizado com um trabalho que nós já havíamos apresentado em uma disciplina do 3° semestre. Reproduzimos "O Quarto de Van Gogh" em tridimensional com papelão e massa de biscuit, para um jogo pedagógico para crianças de 1ª a 4ª série. Esta obra tão trabalhada em sala de aula mostra a solidão do artista excepcional. A obra do pintor impressionista/expressionista foi pintada em outubro de 1888. O famoso quadro retrata o quarto que Vincent van Gogh alugou na "casa amarela", na cidade de Arles, na França, país onde trabalhou durante quase toda a sua existência. Pintou a obra mais de duas vezes, cerca de um ano depois, enquanto estava internado no hospício de Saint-Rémy-de-Provence. Hoje a obra original está exposta no Museu van Gogh em Amsterdã.
Embora buscasse a impressão de tranquilidade em seu quadro, este reflete a tensão, a solidão e desarreigamento de Van Gogh na ocasião da pintura. Os objetos do quarto não tem relação entre si, o piso aparenta cair para frente, a janela está entreaberta, os quadros pendem em direção à cama, os móveis em diagonal, tudo parece refletir o caos em que Van Gogh mergulhara.

Desta vez é muito simplesmente o meu quarto, aqui tem de ser só a cor a fazer tudo; dando através da simplificação um maior estilo às coisas, deverá sugerir a idéia de calma ou muito naturalmente de sono. Em resumo, a presença do quadro deve acalmar a cabeça, ou melhor, a fantasia.– Van Gogh (Fragmento de uma carta de Van Gogh enviada ao irmão Theo, referindo-se a obra).


“Por eles não poderem amar você
Mas ainda assim seu amor era verdadeiro
E quando nenhuma esperança foi deixada dentro
Daquela estrelada, noite estrelada
Você tomou sua vida como os amantes geralmente fazem
Mas eu poderia ter-lhe dito, Vincent
Esse mundo nunca foi feito para alguém tão bonito como você”
Fragmento da Música de Don McLean:Vincent (Estrelada, Noite Estrelada)



LOVE - UM AMOR PARA RECORDAR



Este Stop Motion foi realizado com um trabalho que nós já havíamos apresentado em uma disciplina de Linguagem da Cerâmica, que fizemos para um jogo de tabuleiro-Trilha.
A inspiração para fazer o Stop Motion partiu do filme: “UM AMOR PARA RECORDAR”, o filme é a comovente história de Landon, o rapaz mais popular da escola. Apesar de desajustado e agressivo, ele se apaixona perdidamente por Jamie. Jamie é uma menina que vive em outro mundo. Filha do pastor da cidadezinha, é estudiosa e compenetrada, cumpridora de seus deveres. É muito meiga, doce e gentil. Jamie é o oposto de Landon. Ela nunca imaginou se relacionar com Landon, muito menos se apaixonar perdidamente por ele.
A história se passa nos anos 90, Landon é punido por ter feito uma brincadeira de mal gosto em sua escola. Como punição ele é obrigado a participar de uma peça teatral, que está sendo montada na escola. É quando ele conhece Jamie, uma jovem estudante. Com o tempo Landon acaba se apaixonando por Jamie que, por razões pessoais, faz tudo ao seu alcance para escapar de seu assédio.
O filme dá uma lição dos verdadeiros valores que o homem deve conquistar, a todo custo. Mas o destino que os uniu, também os separa. Ela tem uma doença fatal. Um Amor para Recordar é romântico e inesquecível. É uma história comovente que faz refletir sobre a valorização da vida e a maneira de viver.


“O AMOR É COMO O VENTO, NAO POSSO VER MAS POSSO SENTIR”

0 comentários:

Postar um comentário