Pages

terça-feira, 21 de setembro de 2010


VIDEO ARTE - PESQUISA


* Em que década e qual a causa incentivadora do vídeo arte?

A vídeo arte surgiu no final da década de 1960. Até então, o vídeo era utilizado apenas para fins comerciais, como treinamento em empresas ou para televisão. A vídeo arte surgiu para libertar o vídeo do caráter de registro que a televisão e o cinema de alguma forma lhe impuseram.

* Em que país surgiu os primeiros vídeos arte?

O Vídeo arte é um movimento artístico, surgido nos Estados Unidos e Europa. Os primeiros artistas da vídeo arte foram o alemão Wolf Vostell e o coreano Nam June Paik, ambos integrantes do Grupo Fluxus.


* Quais as características do vídeo arte?

É uma das tendências artísticas que surgiram ao fio da consolidação dos meios de comunicação de massas, e que pretendiam explorar as aplicações alternativas e aplicações artísticas de ditos meios. Usam-se meios eletrônicos (analógicos ou digitais) com um fim artístico. Nele se utiliza informação de vídeo ou áudio. Não se deve confundir com a televisão ou o cinema experimental. Uma das diferenças entre o vídeo arte e o cinema é que o vídeo arte não necessariamente cumpre com as convenções do cinema, já que pode não empregar ator ou diálogos, carecer de uma narrativa ou guião, ou outras convenções que geralmente definem ao filmes como entretenimento.
O vídeo arte defende uma linguagem audiovisual que se conforma na indagação de qualquer razão alternativa para sintetizar e articular códigos expressivos procedentes de diversos âmbitos do audiovisual. Suas produções se diferenciam de outras práticas como o vídeo clip, o vídeo documental e o vídeo de ficção, porque, sobretudo, tenta criar novas narrativas e novas formas de visualizar ao operar com orçamentos que não se restringem às premissas destes gêneros. De maneira se trata de uma manifestação que significa uma ruptura com o convencional ou “visualmente correto”, pois se vale de parâmetros espaço-temporário e interativos completamente diferentes.
É eminentemente conceitual, desta premissa emerge este estilo de relato visual ou audiovisual.


* Que evento é considerado um marco para esse tipo de arte no Brasil?

No Brasil, o vídeo enfrentou dificuldades para ser incorporado às artes, o que ocorreu aos poucos ao longo da década de 1970. A presença do audiovisual nas artes plásticas brasileiras ocorria desde o fim da década anterior, impulsionada pelo experimentalismo presente no cinema nacional da época, especialmente no Cinema Novo. No entanto, as produções utilizavam super-8 ou película cinematográfica, e não suportes eletrônicos, como no caso do “Quase-cinema”, que Hélio Oiticica realizou junto com o cineasta Neville D’Almeida. No início dos anos 70, algumas iniciativas isoladas com esse suporte foram registradas, sendo considerado um dos primeiros vídeos produzidos no Brasil o “M 3x3”, realizado pela coreógrafa Ana Lívia Cordeiro (filha de Waldemar Cordeiro), com o auxílio da TV Cultura, em 1973. O artista Antonio Dias, que morava na Itália, havia utilizado o vídeo anteriormente, mas não em território nacional.
PROJETO: LUZES

1 comentários:

Dani Alves disse...

amei o documentario ta d+!!!
e o video me deu uma super ideia para um trabalho da escola

parabens!!!

vlw*

Postar um comentário