Pages

sábado, 19 de junho de 2010

Sempre existirá...........

UNIPLAC – UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE

Disciplina: Pintura Contemporânea
Acadêmico: Jorge Luís Kuntze

Título: Sempre existirá



Depois da oficina de materiais naturais de arte contemporânea na oficina da professora Vera Melin, comecei a pensar em formas de fazer trabalhos artísticos com materiais naturais, e na semana passada dando aula para uma 4ª série trabalhando com a obra do artista Frans krajcberg, utilizando matérias naturais surgiu a ideia para este trabalho,embasado na seguinte frase filosófica de Lavoisier “Na Natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, criei este trabalho que considero “ PINTURA CONTEMPORÂNEA" usando a Linguagem da Fotografia e o programa Adobe Photoschop, usando recursos artísticos disponíveis , criando pinturas digitais.

Esta frase filosófica surgiu depois de estudos experimentais realizados por Lavoisier que o levaram a concluir que, numa reação química que se processe num sistema fechado, a massa permanece constante, ou seja, a soma das massas dos reagentes é igual à soma das massas dos produtos: m(reagentes) = m(produtos). Através de seus trabalhos, ele pôde enunciar uma lei que ficou conhecida como Lei da Conservação das Massas ou Lei de Lavoisier: "Numa reação química a massa se conserva porque não ocorre criação nem destruição de átomos. Os átomos são conservados, eles apenas se rearranjam. Os agregados atómicos dos reagentes são desfeitos e novos agregados atómicos são formados". (http://www.portalsaofrancisco.com.br/)

Trabalhos realizados na Oficina- Professora Vera Melin



"A natureza está constantemente a misturar-se com a arte."
(Ralph Waldo Emerson)




Trabalhos___Sempre existirá_Pintura Digital_


"A grandeza de uma obra de arte está fundamentalmente no seu caráter ambíguo, que deixa ao espectador decidir sobre o seu significado."
(Theodor Adorno)



“Se não houver frutos, valeu a beleza das flores; se não houver flores, valeu a sombra das folhas; se não houver folhas, valeu a intenção da semente”. (Henfil)





“A arte é o homem adicionado a natureza” (Vincent Van Gogh)


"A arte não reproduz o que vemos. Ela nos faz ver." (Paul Klee)


"A arte é a contemplação: é o prazer do espírito que penetra a natureza e descobre que ela também tem uma alma. É a missão mais sublime do homem, pois é o exercício do pensamento que busca compreender o universo, e fazer com que os outros o compreendam."
(Auguste Rodin)



"A arte é um compêndio da natureza formado pela imaginação."
(Eça de Queiroz)




"A arte é a forma mais intensa de individualismo que o mundo conhece."
(Oscar Wilde)




"A arte está em crise porque se prende inteiramente ao mercado."
(Frans Krajcberg)



Na natureza tudo pode e se transforma em arte.....


“Na Natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”(Lavoisier)

1 comentários:

Unknown disse...

Olá Jorge!
No compto geral das avaliações da disciplina vejo você - também - com um grande progresso quanto ao entedimento dos fundamentos teóricos da arte contemporânea, reproduzidos em seus trabalhos práticos. Parabéns e enfrente mesmo sem medo a arte contemporânea. Você, que já tem uma produção artística deve, não apenas continua-la, mas também mergulhar nesse novo desafio que a contemporaneidade impôs aos artistas. Parabéns pelos seus trabalhos e estarei muito brevemente divulgando as notas finais. Vera Melim

Postar um comentário